Na zona de Bragança, a neve já começou a cair nas serras circundantes, embora a previsão indique que a cota desça ao longo do dia com acumulações significativas. A Proteção Civil municipal já está a tomar medidas para evitar constrangimentos.
Apesar das temperaturas estarem a descer, durante a manhã, a precipitação na cidade de Bragança ainda era em forma de chuva gelada.
A previsão indica que a cota da neve possa descer aos 300/400 metros lá para o final da tarde e aí é possível que a chuva se transforme em neve.
Perante esse cenário provável, a Proteção Civil municipal está de prevenção com medidas para evitar constrangimentos, sobretudo na circulação.
“Temos cerca de cinco viaturas devidamente equipadas com limpa-neves, temos mais de 20 pessoas que estão afetas a este serviço de forma a que consigamos dar resposta às necessidades”.
Declarações de Hernâni Dias, presidente da Câmara Municipal de Bragança.
A autarquia enviou ainda sal para as escolas.
O meio rural é outra preocupação dos serviços municipais, sobretudo, as aldeias serranas suscetíveis de ficarem isoladas.
Está tudo preparado para a queda de neve que, de acordo com IPMA, deverá ocorrer, em Bragança, entre as 19:00 e as 21:00. A acumulação dependerá da quantidade de precipitação.