A rotação das maternidades na Grande Lisboa deverá terminar no final de março. O Governo e a direção-executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estão a preparar um outro modelo de funcionamento.
As escalas das urgências de obstetrícia e ginecologia na Grande Lisboa estão feitas até ao final de março.
O funcionamento continuará a ser alternado às sextas-feiras, sábados e domingos, que é o período mais crítico nas escalas para a grande maioria dos hospitais.
Este fim de semana vai estar aberto o bloco de partos do Garcia de Orta, o de São Francisco Xavier e do Beatriz Ângelo.
No entanto, no próximo fim de semana encerram e abre a Maternidade do Amadora-Sintra e do Hospital de Vila Franca de Xira.
A funcionar estará sempre o Hospital de Santa Maria e a Maternidade Alfredo da Costa. Até março, o plano está definido, mas o objetivo é criar um modelo mais viável.
O coordenador da Comissão de Acompanhamento de Resposta em Urgência de Ginecologia, Obstetrícia e Bloco de Partos admite que a medida é “insustentável e tem muitas limitações”.
As alterações ao modelo de funcionamento ainda estão a ser estudadas e poderá continuar a ser provisório, porque continua a existir falta de médicos no SNS, mas o encerramento definitivo de algumas maternidades não é para já uma opção.