A inteligência artificial está cada vez mais presente na tecnologia que domina o nosso dia a dia. Uma das últimas ferramentas tem impacto no ensino e os especialistas avisam que, apesar de todos os fatores positivos, não tem só vantagens.
Nos dias de hoje a tecnologia está cada vez mais presente nas nossas vidas e facilita a realização de tarefas do quotidiano. Agora há uma nova ferramenta que promete revolucionar a forma como comunicamos: o ChatGPT.
A nova ferramenta é bastante diferente das outras semelhantes que já existiam, na medida em que é mais complexa e tem uma maior quantidade de dados, tal como refere Luís Pedro Reis, presidente da Associação Portuguesa de Inteligência Artificial.
Que impactos tem a inteligência artificial no ensino?
O possível impacto desta ferramenta no ensino esteve em discussão na Universidade Portucalense, no Porto. Por um lado, falou-se nos benefícios que passam por “acelerar o processo de aprendizagem” dos alunos, e por “criar conteúdos e obter informação muito mais rapidamente”.
Por outro, a novidade traz novos riscos, tais como fraudes académicas. Segundo Luís Pedro Reis, vários alunos já utilizaram o ChatGPT para fazer trabalhos e avaliações.
ChatGPT “vai mudar o mundo”
Todos os gigantes da tecnologia estão atentos à aplicação que Bill Gates garantiu que irá “mudar o mundo”.
Por esse motivo, a Microsoft já investiu 10 mil milhões de dólares para integrar a ferramenta da OpenAI no navegador Bing e tentar assim competir com o Google.