País

Marcelo afirma que há "quem tire proveito" da inflação para fins especulativos

O Presidente da República considera que as operações de fiscalização são importantes para apurar se existe aproveitamento de entidades para especular os preços dos alimentos.

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República
Loading...

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, refere que não é justo quem está a tirar proveito da inflação para especular os preços dos alimentos e que a fiscalização tem de continuar, conforme anunciou o Governo.

Após o ministro da Economia ter prometido “ser inflexível” para com todas as situações anómalas no setor alimentar, o Presidente da República saudou a ação fiscalizadora do Executivo.

“É uma questão que começou a ser debatida, vamos ver como corre esse debate, que porventura passa pela Assembleia da República, também é preciso ver os contornos. O mais importante é: por um lado ter noção de que não é legitimo que a inflação provocada por custos exteriores e consequências interiores, haja quem tire proveito disso para fins especulativos, isso deve ser controlado e fiscalizado, é uma preocupação que o governo já afirmou no terreno”, referiu Marcelo.

O ministro da Economia também avançou a semana passada que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) ia iniciar uma nova operação em todo o país com 38 brigadas.

Marcelo considera que essas operações são importantes, nomeadamente nos produtos mais básicos e essenciais.

“Eu acho que a fiscalização, no que possa haver de aproveitamentos excessivos e injustificáveis, em todos os produtos, nomeadamente em mais básicos, que isso é justíssimo, quanto ao resto é preciso entender exatamente as ideias em pormenor”, salientou o Presidente.

No dia 1 de março, 38 brigadas envolvendo 80 inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) estiveram no terreno a fiscalizar os preços dos bens alimentares nos híper e supermercados, face ao aumento de 21,1% do cabaz básico no último ano, mais do dobro da inflação.