A Direção do Serviço Nacional de Saúde (SNS) anunciou, esta quinta-feira, a criação de 12 novas unidades locais de saúde nas regiões Norte, Centro, Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo.
O novo plano estratégico que deverá integrar todos os cuidados, sejam eles de saúde primária , hospitalares, continuados ou paliativos, levou Fernando Araújo, diretor-executivo do SNS, a elogiar a aposta no alargamento das Unidades Locais de Saúde (ULS).
“Acreditamos que através das unidades locais de saúde possamos, acima de tudo, dar condições para que os cuidados sub primários e a prevenção tenham uma dinâmica e uma prioridade diferentes nestes projetos.”
As áreas de nutrição e psicologia passam assim a integrar serviços de saúde de forma a que os utentes possam ter acessibilidade aos dois serviços numa simples ida ao posto médico. “Com este modelo, ULS, há integração de todos os cuidados”, afirma Alexandra Bento, bastonária da ordem dos nutricionistas.
Neste momento, são oito as unidades de saúde locais, agora, vão passar a ser 20 a assegurar resposta a mais de 30% da população portuguesa.
O que significa, a necessidade de novas contratações que levam à valorização financeira das consultas de nutrição e psicologia.