Está internado no Hospital de São José, em Lisboa, onde foi submetido a uma cirurgia, apurou a SIC, mas não corre risco de vida. As motivações para o ataque desta manhã no Centro Ismaili ainda estão a ser apuradas, mas há dados sobre o suspeito que foram conhecidos.
Ao que a SIC apurou, trata-se de um refugiado afegão ismaelita, residente em Odivelas, é viúvo e pai de três filhos menores, com 9, 7 e 4 anos de idade. O suspeito terá 29 anos e sofrerá de problemas psiquiátricos.
Chegou a Portugal, acrescenta o Expresso, em outubro de 2021, juntamente com os três filhos. Era presença assídua no Centro Ismaili, onde ia buscar alimentos.
Uma pessoa próxima do suspeito revela ao semanário que o suspeito “assistiu a muita coisa má” nos tempos em que se encontrava com a família num campo de apoio a refugiados na Grécia. Terá sido, aliás, ao abrigo de um acordo entre Portugal, a Grécia e a fundação Aga Khan, que veio para Portugal.
Ao chegar ao local do ataque, a PSP tentou acalmar o suspeito mas este ofereceu resistência, pelo que a polícia respondeu a tiro. O agressor foi atingido apenas com um tiro nas pernas e depois manietado.
No Hospital de São José, o ambiente é tranquilo e não há reforço policial visível.
O suspeito que foi entretanto operado está sob custódia policial.
refira-se que para além das duas vítimas mortais - duas mulheres - há ainda um ferido que foi pelos próprios meios até ao Hospital de Santa Maria, onde foi assistido a ferimentos na zona do tórax.
Nota: artigo atualizado com a idade do suspeito corrigida de cerca de 40 para 29