País

Conselheiros de Estado consideram "imprescindível a mais completa execução" dos fundos europeus

Terminada a reunião de cerca de quatro horas no Palácio Cidadela, em Cascais, foi publicada uma nota no site da Presidência da República na qual é revelada a conclusão “imprescindível” e a “pensar em todos os portugueses”.

Conselheiros de Estado consideram "imprescindível a mais completa execução" dos fundos europeus
RODRIGO ANTUNES/Lusa
Loading...

Foi a primeira reunião do Conselho de Estado do ano. O tema deste encontro no Palácio Cidadela, em Cascais, foram os fundos europeus e contou com uma presença da comissária Elisa Ferreira. Presente esteve também a ministra Vieira da Silva, responsável pela coordenação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Isso mesmo é salientando na nota emitida há momentos pela Presidência da República. "O Presidente da República convidou a Comissária Europeia, Professora Doutora Elisa Ferreira, para apresentar ao Conselho de Estado uma exposição introdutória sobre o papel dos Fundos Europeus no desenvolvimento da economia portuguesa”.

“Após a exposição seguiram-se as intervenções dos Senhores Conselheiros de Estado, tendo sido reconhecida a importância dos fundos europeus no desenvolvimento da economia europeia e portuguesa, que ocorre num contexto único e irrepetível, pelo que é imprescindível que todos os intervenientes - Estado, setor social, empresas, sociedade civil, cidadãos - se empenhem para que a mais completa execução dos montantes atribuídos se concretize, a pensar em todos os portugueses”, revela a nota.

O antigo chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, o presidente do Tribunal Constitucional, João Caupers, e os conselheiros António Damásio e Carlos César foram os cinco ausentes da reunião.