País

Ministro da Educação acusa sindicatos de serem intransigentes

João Costa não quis comentar a nova greve de professores, mas garantiu que o Ministério da Educação tem mantido a porta aberta ao diálogo.

Loading...

O ministro da educação acusa os sindicatos de serem intransigentes. João Costa garante que o Governo sempre teve uma posição de diálogo, mas recusa, no entanto, comentar a nova greve de professores que arrancou esta quarta-feira.

“Penso que todo o país entende que não conseguimos fazer tudo, mas que, da parte do Governo, tem havido inúmeras aproximações e um esforço continuado de trabalho em conjunto numa perspetiva que tem sido sempre dialogante”, disse o ministro da Educação.

João Costa não quis comentar a greve, nem “a vontade dos trabalhadores de ter uma postura de mais ou menos dialogante ou intransigente”. Garantiu, no entanto, que “da parte do Ministério de Educação nunca houve intransigência, nunca houve recusa de diálogo”.

Professores iniciam greve ao último tempo de aulas

Professores iniciam esta quarta-feira uma greve ao último tempo de aulas, depois de a paralisação convocada pela plataforma de nove organizações sindicais, prevista para arrancar na segunda-feira, ter sido adiada.

A greve parcial, contra o novo regime de recrutamento e pela recuperação de todo o tempo de serviço, estava inicialmente prevista para começar na segunda-feira, mas foi adiada após o Governo ter exigido que o pré-aviso fosse entregue com 10 dias de antecedência e não cinco dias úteis, considerando ilegais os dois primeiros dias, 27 e 28.

Além da greve ao último tempo letivo de cada docente, arrancam também greves ao serviço extraordinário, ao sobretrabalho e à componente não letiva, sem impacto nas aulas dos alunos.

"Ações de luta não vão faltar para podermos pressionar o Governo a resolver problemas que estão a massacrar uma profissão em que há cada vez menos gente", tinha avisado o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) no dia em que a plataforma informal anunciou um novo conjunto de greves.