País

Ativista alemão quer recolher mais de um milhão de beatas em Portugal

Estão previstas ações de limpeza em Lisboa, Setúbal, Almada e no Porto.

Ativista alemão quer recolher mais de um milhão de beatas em Portugal

Um ativista alemão quer recolher mais de um milhão de beatas numa semana em algumas das principais cidades portuguesas. Andreas Noe, conhecido como ‘The Trash Traveler’, organiza a iniciativa no âmbito do Dia da Terra, que se assinala a 22 de abril.

A ação de limpeza decorre entre os dias 15 e 23 deste mês e está de portas abertas a todos os que quiserem participar na sensibilização da comunidade para a questão climática. Um dos objetivos é superar a marca atingida na ação de limpeza realizada em 2021, na qual mais de 600 pessoas recolheram 1,1 milhões de beatas.

Ações em Lisboa, Almada, Setúbal e no Porto

Estão previstas ações de limpeza com a equipa do projeto junto à estação de São Bento, no Porto (a 18 de abril), em Setúbal (local a divulgar, 19 abril), junto à Faculdade de Ciências, em Lisboa, no Campo Grande (20 abril), na Costa da Caparica, em Almada (dia 21), junto ao restaurante ‘Barbas’, entre outros locais.

Surfista que se tornou ativista

O projeto ‘The Trash Traveler’ teve início em 2009, pela mão do biólogo molecular Andreas Noe, que “aterrou em Portugal para surfar nas praias de Lisboa e se tornou ativista depois de não conseguir ignorar a quantidade de lixo que encontrou”.

"É fácil começar a agir pelo planeta se começarmos com um passo simples, como apanhar uma beata de cigarro. É um gesto simples que nos conecta à natureza e nos leva à procura de soluções ambientais maiores. É por isso que dizemos sempre que uma ação pelo lixo é uma ação pelos oceanos, é uma ação pelo clima", afirma o autor do projeto

"Todos aqueles que quiserem participar podem recolher beatas e entrega-las nas ações organizadas ou contactar a organização para perceber qual o ponto de entrega mais próximo. As beatas poderão ser entregues em formato presencial no evento de encerramento no dia 23 de abril, às 14:00, no Parque das Nações, em Lisboa, onde todas as beatas recolhidas serão contabilizadas e expostas no chão de forma artística", lê-se na página do projeto.