Há mais mulheres que acusam Boaventura de Sousa Santos de assédio sexual. No entanto, o professor de Coimbra nega todas as acusações e diz que está ser alvo de uma vingança.
Uma dos casos foi relatado no ano passado por uma uma ativista argentina num encontro de mulheres indígenas, no México.
O professor catedrático e sociólogo Boaventura Sousa Santos está a ser implicado num artigo por suspeitas de assédio sexual e moral na Universidade de Coimbra. Os alegados casos são relatados numa publicação de três antigas investigadoras do Centro de Estudos Sociais.
No artigo "The walls spoke when no one else would" ("As paredes falavam quando ninguém o fazia", em tradução livre), que faz parte do livro "Sexual Misconduct in Academia" ("Condutas sexuais impróprias na Academia"), as três investigadoras apontam três figuras centrais: o "Professor Estrela", o "Aprendiz" e uma "Vigilante".
Bruno Sena Martins é outro dos identificados por três investigadoras num artigo que denuncia casos de assédio sexual e conduta imprópria no meio académico. O professor refuta "categoricamente" qualquer tipo de retaliação a estudantes e garante à SIC Notícias que vai procurar justiça nas instâncias competentes.