O Iniciativa Liberal acusou Lula da Silva de atacar a União Europeia durante a visita a Portugal. Através do Twitter, Rui Rocha, líder do partido, fala em afirmações vergonhosas do Presidente do Brasil sobre a guerra na Ucrânia.
Rui Rocha sustenta que Lula da silva não distingue entre o invasor e o agredido e escreve ainda que o chefe de Estado despreza a paz e a liberdade.
O líder do Iniciativa Liberal comparou as declarações de Lula da Silva ao discurso do PCP e de líderes como Putin, Bolsonaro e Salvini. Rui Rocha termina declarando que “as posições e os discursos” de Lula da Silva são “verdadeiramente equivalentes no desprezo pelo direito internacional, pela paz e pela liberdade”.
IL já se tinha mostrado contra presença de Lula
A Iniciativa Liberal já tinha criticado que a sessão de boas vindas ao Presidente do Brasil no Parlamento português tivesse sido marcada para o mesmo dia da sessão solene do 25 de Abril (a primeira às 10:00, a segunda às 11:30) e anunciou que apenas se faria representar institucionalmente na sessão dedicada a Lula da Silva.