Há 17 opções para o reforço do Aeroporto de Lisboa, entre elas oito são novas e foram escolhidas pelos cidadãos, como é o caso de Sintra, Évora ou Tancos. A comissão técnica independente vai agora fazer uma avaliação e tem de entregar ao Governo, até ao final do ano, a lista com as melhores opções.
A localização do novo aeroporto continua uma incógnita e agora abriu-se ainda mais o leque de opções graças aos cidadãos, que puderam contribuir com ideias.
O jornal Público revela que foram apresentadas mais de 700 opções, mas apenas oito foram acrescentadas à lista que vai ser analisada pela comissão independente, nomeadamente Apostiça, Rio Frio, Poceirão e Pegões, no distrito de Setúbal; Sintra, Évora, Ota e Tancos.
Estas acrescentam às hipóteses que o Governo já tinha em cima da mesa e que foram aprovadas em Conselho de Ministros, como Montijo, Alcochete e Santarém.
A lista da comissão técnica independente integra 17 opções em 15 localizações diferentes. O Público escreve que nem todas vão ser analisadas, porque há um conjunto de critérios que têm de ser obedecidos.
Apenas as opções com possibilidade de vingarem é que vão passar para a lista final e serão entregues ao Governo.
As opções finais e as respetivas fundamentações têm de chegar às mãos do Executivo até ao final do ano, só depois disso é que vai ser tomada uma decisão.