País

Época da sardinha: pescadores do Norte falam em "primeiro dia produtivo"

Loading...

Os profissionais do setor queixam-se, no entanto, do tamanho do peixe e do preço que recebem pelo pescado. Contudo, mostram-se otimistas quanto à época de pesca que arrancou esta terça-feira.

Abriu esta terça-feira a pesca da sardinha e os pescadores do Norte dizem que há muita, mas que ainda está pequena e magra.

Não há falta de sardinha a chegar a terra, mas o tamanho é que ainda deixa muito a desejar. Apesar de o primeiro dia "ter sido produtivo", a qualidade da sardinha ainda não é a pretendida.

Quota aumentou este ano

No ano passado, o limite para as descargas de sardinha capturada com a arte do cerco rondava as 27 mil toneladas e este ano passou para quase 38 mil, um valor que agrada aos pescadores.

Mas hoje, como havia muito peixe mais pequeno, algum teve de ser atirado ao mar, de forma a preservar o tão valioso recurso.

À semelhança dos anos anteriores, a pesca da sardinha é gerida por Portugal e Espanha de acordo com um plano plurianual.

Últimas Notícias