A SkyExpert, consultora em aviação, vai apresentar uma queixa em Bruxelas por causa dos critérios de escolha do novo aeroporto de Lisboa. O diretor e analista de aviação comercial, Pedro Castro, diz que não faz sentido falar num novo aeroporto, mas sim de melhorias na ferrovia e investimento em novos meios alternativos que possam surgir nos próximos anos.
Em entrevista à SIC Notícias, lembrou que o projeto para um novo aeroporto começou a ser discutido em 1969 e que, desde então, o mundo mudou. Por isso, defende que o projeto não serve as exigências atuais, nomeadamente, a agenda climática.
A subestimação do impacto ambiental e o facto de a nova estrutura não contribuir para alcançar a meta carbónica levou a SkyExpert a avançar agora com uma queixa em Bruxelas. A empresa defende que parte do investimento devia estar a ser alocado à ferrovia.
“Na Europa, falamos da ferrovia em substituição do transporte aéreo.”, afirmou, acrescentando que Portugal devia estar conectado à rede de alta velocidade espanhola e que, quem quisesse viajar até Madrid, devia poder optar pelo comboio e fazer uma viagem em três horas.