O ministro da Saúde voltou, esta quinta-feira, a recusar descrever a realidade do sistema de saúde “com o adjetivo caos”. Mais. Manuel Pizarro garantiu que estão já a ser preparadas medidas para o verão, para evitar problemas nas urgências.
“Recuso descrever a realidade do sistema de saúde com o adjetivo caos. Temos problemas, que reconhecemos que existem mas, no essencial, o que temos é um sistema de saúde que dá uma gigantesca respostas às necessidades e procura dos portugueses”, afirmou no briefing do Conselho de Ministros.
Quanto ao verão, disse, “estamos a preparar naturalmente medidas que tenham em conta este período (…), onde há sempre novas dificuldades relacionadas em parte com uma natural redução da disponibilidade dos profissionais - período de férias”.
Além disso, lembrou, em virtude de “fenómenos meteorológicos extremos, como aqueles que ocorreram no ano anterior”, é preciso antecipar “aumentos da procura”.
É tendo em conta estes cenários que “estamos a trabalhar tranquilamente em mecanismos de adaptação”, concluiu o ministro da Saúde.