Um utente de um lar de idosos do Montijo, de 66 anos, foi detido pela Polícia Judiciária de Setúbal por suspeitas de cinco crimes de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, um deles na forma tentada. Presente a um juiz, ficou em prisão preventiva, foi esta quarta-feira anunciado pelo Ministério Público.
As vítimas eram mulheres, também utentes do lar, particularmente indefesas por se encontrarem acamadas e apresentarem dificuldades na comunicação, apurou a SIC Notícias junto de fonte policial.
O homem, que foi detido por inspetores da PJ na semana passada, não tem antecedentes criminais e vivia no lar desde 2019 devido a problemas de saúde, que não o afetam quer a nível cognitivo, quer a nível de mobilidade. “Tinha perfeita consciência do que fazia às vítimas”, referiu a mesma fonte.
O caso foi denunciado pelo próprio lar à PSP, que o comunicou à PJ, a quem compete investigar crimes desta natureza, depois de o suspeito ter sido apanhado por funcionários na instituição. Estes ouviram os gritos da vítima e entraram no quarto, travando o ataque sexual.
A partir daí, desenrolou-se uma investigação, estando agora o homem indiciado desse crime, na forma tentada, e de outros quatro, na forma consumada.
Os crimes terão sido cometidos entre setembro de 2021 e abril de 2023.