O Presidente da República inaugura esta quinta-feira a 93.ª edição da Feira do Livro de Lisboa. Os jornalistas questionaram Marcelo Rebelo de Sousa sobre uma possível conversa com o primeiro-ministro no âmbito da atuação do SIS. O Presidente avança com um calendário para os próximos meses e indica que vai convocar um Conselho de Estado para apreciar a situação portuguesa.
O Presidente vai receber os partidos com assento parlamentar para fazer o balanço da sessão legislativa, que termina em julho, com o intuito de os ouvir sobre a situação económica e política.
Depois de um Conselho de Estado, que vai contar com a presença de Roberta Metsola, marcada para o dia 16 de junho, o Presidente adianta que no final de julho vai convocar outro Conselho de Estado para a apreciar a situação portuguesa.
Marcelo esclarece que não é para nenhum caso específico de intervenção, é “só para ouvir o que pensam sobre evolução da economia, sobre situação social e política”.
Neste sentido, o objetivo do Presidente “não é dar passos, mas ouvir”.
Atuação do SIS
O chefe de Estado explica que “nunca conta as conversas que tem com o primeiro-ministro”. Porém, refere que o primeiro contacto que teve sobre esta matéria com “alguém” foi no dia 29, no regresso a Ovibeja.
“Mas vejo que o senhor primeiro-ministro esclareceu à noite que não tinha no contacto inicial, presumo eu, com o Presidente da República referido aquela matéria, que se tinha entendido que tinha referido”, afirma Marcelo Rebelo de Sousa.