As grávidas estão cada vez mais confusas e preocupadas com os encerramentos de maternidades. Segundo a Associação Gravidez e Parto o recurso ao privado não é solução. Na antena da SIC Notícias, a presidente da associação, Sara do Vale, alertou para o risco de se estar a empurrar as mães para cesarianas desnecessárias.
“Agora ainda estou com mais medo? Então, mas para onde é que eu vou? Mas que privado?”, estas são algumas das muitas questões e dúvidas colocadas pelas mulheres grávidas nos últimos dias, como reporta Sara do Vale.
Em relação ao facto do SNS estar a encaminhar as grávidas para o setor privado, a presidente da Associação Gravidez e Parto realça: “É de louvar a busca de soluções, mas como sabemos o privado tem mais níveis de cesariana de intervenções, será que estamos a empurrar todas estas mulheres para cesarianas desnecessárias? o privado não é um oásis de calma, atualmente”.
A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) divulgou esta quinta-feira o plano de funcionamento das maternidades do país, para o período de verão. Sabe-se que duas maternidades vão fechar para obras e nove vão funcionar com dias de encerramento agendados.
O plano "Nascer em Segurança" para o verão deste ano foi criado devido à falta de profissionais no SNS. O plano diz respeito ao período entre junho e setembro.
De um total de 41 maternidades do país, nove vão estar condicionadas e duas vão mesmo fechar para obras.