A BBC destacou a crise na habitação em Portugal e, em particular, na capital. O valor médio das rendas em Lisboa ronda os dois mil euros, o triplo do salário mínimo.
As casas na capital estão 7,7% mais caras do que há um ano. As contas da Confidencial Imobiliário mostram ainda que, na Área Metropolitana, há cinco concelhos onde o preço da habitação aumentou mais de 20%.
A renda média em Lisboa é agora pouco mais de 2.000 euros, enquanto o salário mínimo ronda os 760 euros.
De acordo com o Sistema de Informação Residencial da Confidencial Imobiliário, consultado pelo Expresso, no 1º trimestre deste ano, “o preço médio de venda das casas em Lisboa ficou em 4.203 euros por metro quadrado, sendo o sexto trimestre consecutivo em que o mercado residencial da capital transaciona acima dos 4.000 euros por metro quadrado”.
Tal como noticiou a BBC News, Portugal enfrenta atualmente uma grave crise imobiliária, desencadeada por um aumento do investimento estrangeiro em propriedades e pela falta de novas casas a preços acessíveis.
O autarca de Lisboa, Carlos Moedas, já descreveu a questão da habitação como "a maior crise da nossa geração".
Moedas comentou a crise na habitação em abril, enquanto lançava a construção de um novo empreendimento em Entrecampos, que fornecerá 152 novas casas.
Um terço do centro histórico de Lisboa está desocupado, segundo o geógrafo entrevistado pela BBC, Luís Mendes.
Áreas como o bairro histórico de Alfama, conhecido como a casa do Fado, agora tem 60% de suas casas em aluguer de curto prazo.
Os fatores que levam à atual crise imobiliária do país incluem a "turistificação" - quando o aumento da popularidade dos alugueres sazonais desvia as casas do uso residencial para o turismo.
Também é referido pela BBC que existem medidas governamentais destinadas a atrair investimento estrangeiro através de regimes de isenção de impostos para fundos de investimento, nómadas digitais e - acima de tudo - os Vistos Gold.
O meio de comunicação britânico refere ainda o Pacote Mais Habitação, em que o Governo apresentou a suspensão dos Vistos Gold e as licenças de aluguer de curto prazo, além de limitar o aumento do aluguer a 2%.