País

Ministra diz que a Segurança Social está garantida até 2060

Em 2015, as previsões apontavam para um esgotamento do fundo de estabilização da Segurança Social no final da década de 30. Agora, Ana Mendes Godinho destaca previsões mais otimistas.

Loading...

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social garantiu, esta terça-feira, que o fundo de estabilização da Segurança Social permite atingir o ano de 2060 sem que se esgote. Ainda assim, a governante alerta que para manter este ritmo de recuperação é necessário apostar na contratação de jovens e de mão de obra estrangeira.

“Em 2015, o fundo de estabilização tinha um valor de cerca de 13 mil milhões [com as previsões a apontarem para o seu esgotamento na década de 30]. Neste momento tem mais de 26 mil milhões. Isto quer dizer que conseguimos duplicá-lo”, afirma Ana Mendes Godinho

Ainda assim, a ministra assegura que esta nova meta não prejudica o compromisso de aumento de salários em 20% até 2026. Por isso, sublinha, é preciso captar jovens para o mercado de trabalho e contar com a imigração no equilíbrio da balança demográfica.

“O nosso futuro, diria, coletivo depende também da nossa capacidade de criar as condições para sermos um país que tem a capacidade não só de fixar os jovens em Portugal, mas também de atrair novos trabalhadores”, realça a governante.