A GNR da Guarda e a Guardia Civil espanhola realizaram, na manhã desta terça-feira, um exercício conjunto de perseguição policial. O objetivo é treinar e aperfeiçoar a atuação das duas forças policiais.
A operação policial centrou-se na Estrada Nacional 332, na zona de Almeida, no distrito da Guarda.
O objetivo passa por detectar eventuais dificuldades de comunicação e aperfeiçoar a coordenação entre as duas equipas. Para tal, foi montado um cenário o mais próximo da realidade, com o objetivo de testar a eficácia da atuação das forças policiais.
Trata-se de um exercício internacional em que a GNR e a Guardia Civil Espanhola trabalham em conjunto na detenção de dois suspeitos de um assalto ocorrido em Espanha.
Rui Coelho, do comando territorial da GNG da Guarda, disse que a iniciativa visa “testar a operacionalidade das operações entre as duas forças e elencar alguns constrangimentos existentes para termos a maior eficácia possível”.
Operação juntou 32 policiais
Exercícios como este são realizados com frequência, para os militares estarem prontos para enfrentar situações reais.
A intervenção policial envolveu um total de 32 elementos entre espanhóis e portugueses, com a participação de patrulhas e equipas de intervenção e investigação criminal.