País

Se renegociou o crédito à habitação pode perder o direito a outros apoios

Em causa está a bonificação de juros. Clientes que tentam beneficiar desta medida vêm o pedido recusado porque a taxa de esforço já baixou com a renegociação.

Loading...

Quem já renegociou o crédito à habitação pode não ter acesso a outros apoios, como a bonificação de juros. Isto porque as taxas de esforço para a renegociação dos empréstimos são semelhantes à da bonificação, o que faz baixar ligeiramente os juros.

São duas medidas independentes e pedidas em momentos diferentes que, à partida, não teriam influência uma na outra, mas não é bem assim.

Muitos clientes que já pediram aos bancos para renegociar os créditos à habitação e agora querem também beneficiar da bonificação dos juros não o estão a conseguir. Os pedidos têm sido recusados pelas instituições bancárias, avança o jornal Público, porque a taxa de esforço já baixou com a renegociação.

Caso o esforço mensal fique abaixo dos 35%, o cliente perde um dos critérios para a atribuição do apoio e fica de fora, já que as regras estabelecidas pelo Governo são bastante restritas.

A DECO alerta para problemas noutros casos, como os das pessoas com deficiência que têm crédito em condições especiais, que são excluídas porque os bancos argumentam que já beneficiam de um crédito bonificado.