País

Europeias: Marta Temido e Ana Catarina na linha da frente para as eleições

São os dois nomes mais prováveis para a candidatura do Partido Socialista às eleições europeias, mas o candidato oficial só será anunciado no congresso do PS em março de 2024, segundo o jornal Expresso.

Europeias: Marta Temido e Ana Catarina na linha da frente para as eleições
SIC

Ana Catarina Mendes e Marta Temido são as duas escolhas mais prováveis para candidatas às europeias pelo Partido Socialista, apura o Expresso. No entanto, se Ana Catarina garantir esse lugar, Marta Temido também tem sido apontada à Câmara de Lisboa nas próximas autárquicas.

Segundo o semanário do Expresso, António Costa ainda não está decidido sobre quem deverá enfrentar as eleições europeias e dar a cara pelo Partido Socialista. No entanto, o candidato socialista será oficializado no congresso do PS em meados de março de 2024.

As europeias, que se realizam em junho do próximo ano, serão uma espécie de sondagem bem apurada ao desempenho do Governo, onde se poderá verificar a perceção dos eleitores aos dois anos de maioria absoluta.

A atual ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares Ana Catarina Mendes e a ex-ministra da Saúde Marta Temido são já dois nomes conhecidos para o público, no entanto nunca tiveram sob escrutínio eleitoral, a depender da escolha dos portugueses.

Conforme noticia o Expresso, ambas são os principais nomes apontados no Largo do Rato para cumprir a missão europeia.

Ainda existem dúvidas, tendo em conta que Marta Temido também poderá ser a escolhida para as eleições autárquicas em Lisboa, enfrentando Carlos Moedas.

Existem, por isso, outras opções para as europeias, como António Vitorino, Francisco Assis ou até mesmo Tiago Brandão Rodrigues, ex-ministro da Educação.

Uma coisa é certa - garante o Expresso - Pedro Marques não será cabeça de lista.