Está em curso uma megaoperação para desmantelar uma rede de imigração ilegal da Europa, com duas dezenas de mandados de busca. Decorre na zona do Martim Moniz, em Lisboa, Vila Franca de Xira e Margem Sul.
Em causa estão suspeitas de associação criminosa para tráfico de pessoas e auxílio à imigração ilegal, falsificação de documentos e branqueamento.
Os suspeitos, na maioria de países como Índia e o Paquistão, multiplicavam os pedidos ao SEF para que os imigrantes que recrutavam pudessem permanecer em território português.
Os requerimentos davam entrada também em outros países da União Europeia e, enquanto aguardavam pelas entrevistas e documentação, os imigrantes que pagavam milhares de euros à rede circulavam livremente pela Europa.
A operação de combate à imigração ilegal decorre na zona do Martim Moniz, em Lisboa, Vila Franca de Xira e Margem Sul.
As autoridades cumprem duas dezenas de mandados de busca.
No terreno, estão inspetores da Polícia Judiciária, em articulação com o SEF e ASAE e ainda autoridades de outros países.
A operação da EUROJUST envolve também a Europol e decorre noutros países europeus, como França, Espanha, Alemanha, Bélgica e Áustria.
A SIC está no Martim Moniz, um dos locais da megaoperação. A repórter Joana Vitória Teixeira conta que as autoridades estão a recolher documentação num hostel, onde chegaram por volta das 08:00.