O edifício onde se encontra o Café Joyeux era uma casa abandonada na baía de Cascais que, com o apoio da Câmara Municipal, ganhou nova vida. Foi pintada de amarelo e abre portas para o conceito de sociedade justa e inclusiva.
O Café Joyeux, uma organização sem fins lucrativos, foi criado por um casal francês em 2017. Chega a Cascais, com o apoio da Associação VilaComVida.
“Nós um grupo de pais, de crianças e jovens com dificuldade intelectual, onde eu me incluo, gostávamos de ter uma solução que pensasse na transição da escola para a vida ativa, para que os nossos filhos tivessem uma oportunidade para mostrar o seu valor. E foi assim que se confluíram estes dois caminhos, descobrimos e conseguimos encontrar por uma grande coincidência os fundadores do Café Joyeux em França, desafiámo-los a vir para Portugal, e eles deram-nos esta oportunidade de internacionalizar a sua missão pela primeira vez, e estamos muito felizes”, disse Filipa Pinto Coelho, Responsável da Associação VilaComVida.
E felicidade é na verdade o significado do nome do café. É o terceiro a abrir em Portugal e conta com 12 trabalhadores, todos com algum tipo de dificuldade intelectual e de desenvolvimento. A formação e a integração, como em todos os trabalhos, são os primeiros passos.
“Fazemos uma entrevista, não só com os jovens mas também com as suas famílias e depois vamos descobrindo os talentos de cada um. E quando eles decidem entrar aqui no Café Joyeux, vamos ajudando nesse caminho, do seu desenvolvimento”, disse Mariana Fenta, da Equipa de Impacto e Formação da Associação VilaComVida.
Mariana Fenta explica que o objetivo deste projeto não é ter apenas impacto da vida dos colaboradores, “enquanto pessoas mais autónomas”, mas também na vida dos familiares para que lhes possam dar "uma perspetiva sobre o futuro dos seus filhos.”
“Gosto muito de tirar cafés e de ajudar as pessoas a levar às mesas, sou feliz aqui e gosto muito de trabalhar aqui”, disse Margarida Pinto, Trabalhadora do Café Joyeux.
Parte da missão do Café Joyeux é mostrar os talentos dos colaboradores. Quem aqui vem, desfruta do espaço, da ementa e dá mais força à inclusão, ao contribuir para a Associação VilaComVida.