País

Presidente da República garante que o SIRESP está mais operacional que nunca

Marcelo Rebelo de Sousa esclareceu que “temos vindo a diminuir drasticamente o tempo de entrada" no sistema de comunicações da SIRESP durante visita à sede da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Presidente da República e ministro da Administração Interna
Loading...

O Presidente da República reconheceu o esforço que tem sido feito pelo dispositivo de combate aos fogos rurais, principalmente quando se compara com o fatídico ano dos fogos florestais de 2017.

Marcelo Rebelo de Sousa diz que "em termos de desaparecimento de vítimas mortais diretas, em termos da redução drástica do número de fogos rurais, quer em grandes áreas, quer no período chamado de fogos rurais e de mudança todos os anos na base da experiência do ano anterior para melhorar".

Quanto ao sistema de comunicações SIRESP, o Presidente da República esclarece que “temos vindo a diminuir drasticamente o tempo de entrada e que esse tempo máximo atingido nos últimos registos é 4 segundos, lembram-se que havia longos minutos e às vezes até se falava em quase horas”.

De visita à sede da Autoridade Nacional da Proteção Civil, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, garantiu ainda que não há sobreposição de meios com os destacados para a Jornada Mundial da Juventude até porque "tudo isso implica uma estrutura que não vai prejudicar nada porque é autónoma da estrutura dos fogos".

Apesar das previsões meteorológicas apontarem para a descida da temperatura nas próximas semanas, o Presidente da República aproveitou o momento para deixar um apelo aos portugueses para que colaborem com as autoridades e para que evitem atividades de risco.