País

Incêndio deflagra em Alcabideche

O incêndio de Alcabideche obrigou à evacuação de várias localidades e ainda à retirada de centenas de animais dos canis do município e da Associação São Francisco de Assis.

Loading...

O incêndio que deflagrou na tarde de terça-feira em Alcabideche, Cascais, está praticamente dominado - cerca de 70% -, informou a Proteção Civil. No entanto, esperam-se “longas horas de trabalho” pela frente, pelo que os operacionais vão manter-se no terreno. O fogo fez 13 feridos, dos quais nove bombeiros e quatro civis.

"Cerca de 70% do perímetro do incêndio está já dominado, no entanto, ainda temos aqui longas horas de trabalho pela frente, no combate aos setores que ainda estão ativos e também em todo o trabalho de consolidação que tem de ser feito, para garantir que não há reativações", explicou o comandante do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Grande Lisboa, Hugo Santos, num ponto da situação realizado pelas 23:45 de terça-feira.

O vento continua a ser um fator de preocupação, com registo de rajadas entre os 70 e os 80 km/h.

Treze feridos, por exaustão e inalação de fumos

Nove bombeiros sofreram ferimentos leves no combate às chamas, maioritariamente todos por "situações de exaustão", enquanto quatro civis foram assistidos "por inalação de fumos", adiantou a mesma fonte.

No local continuam quase 700 operacionais.

Várias localidades evacuadas

O incêndio florestal levou à retirada de perto de 90 pessoas "por precaução", incluindo dois grupos de escuteiros portugueses e espanhóis, adiantou à Lusa o presidente da Câmara de Cascais.

Dez cidadãos foram retirados das suas casas para um pavilhão desportivo municipal.

Este equipamento também recebeu dois grupos de escuteiros, que totalizam 77 elementos, portugueses e espanhóis, que estavam no Parque Natural Sintra-Cascais, referiu ainda, acrescentando que a retirada de pessoas ocorreu "por precaução" e que estas "não estavam a correr nenhum risco evidente".

Hugo Santos detalhou que foram retirados moradores das localidades do Zambujeiro, Cabreiro ou Murches.

Loading...

Trânsito cortado na A5 e caminhos circundantes

Loading...

A circulação na A5 foi cortada nos dois sentidos entre os nós de Alvide e de Cascais, estando o trânsito a ser desviado para a A16. Foram também feitos alguns "cortes pontuais" nos caminhos circundantes.

Animais retirados de abrigo

O canil de São Francisco de Assis chegou a estar em perigo pela proximidade das chamas do local, mas prontamente as centenas animais foram retirados, confirmou à SIC fonte do abrigo. Os animais foram distribuídos por outras associações, alguns acolhidos por particulares e outros transferidos para o campo de futebol do Zambujeiro.

A operação para a retirada dos animais foi feita com o apoio da população, de várias associações e da organização IRA - Intervenção e Resgate Animal.

Loading...

[Última atualização às 00:45]