O incêndio que deflagrou na tarde de terça-feira em Alcabideche, Cascais, está praticamente dominado - cerca de 70% -, informou a Proteção Civil. No entanto, esperam-se “longas horas de trabalho” pela frente e há estradas e vias que ainda estão cortadas, nomeadamente no acesso à localidade de Zambujeiro.
A Guarda Nacional Republicana continua a impedir o acesso a certas zonas, cortando algumas estradas que dão acesso à localidade do Zambujeiro que ficou interditada terça-feira à tarde.
Nessa localidade, relembra o repórter da SIC, foram evacuadas 70 residentes, como também das localidades de Cabreiro e Murcho que estavam muito próximas das chamas e em risco de serem também lavradas.
Por isso, há ainda muitos carros a darem a volta, nomeadamente os que esperam passar por estas zonas, tendo em conta que, apesar do fogo estar dominado desde as 4:00, os trabalhos no terreno continuam, tendo em conta vento que ainda se faz sentir que pode reativar o incêndio.
O fogo fez 13 feridos, dos quais nove bombeiros e quatro civis.
A localidade de Zambujeiro, no concelho de Cascais, foi evacuada, mais de 800 animais da Associação São Francisco de Assis e de outro canil foram retirados das instalações e também 61 crianças foram retiradas de um acampamento na zona.