Os trabalhadores do Centro de Cultura e Desporto (CCD) que pertencem ao Centro Regional de Segurança social do Porto estão esta sexta-feira em greve. Esta manhã concentraram-se à porta do CCD, onde exigiram a contratação de mais funcionários para os lares e para as creches da IPSS.
O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN) alertou sexta-feira que os equipamentos sociais do CCD estão em "situação limite" devido à falta de funcionários e atrasos salariais e falam em "desgaste" por parte dos funcionários.
“Há falta de pessoal nos serviços e apesar de algumas dificuldades financeiras que nos vão apontando em reuniões que tivemos com a direção e com o presidente do CCD, as trabalhadoras estão desgastadas, completamente esgotadas.", disse Jorge Araújo, assessor da direção STFPSN.
A falta de profissionais é o centro da manifestação, e no Lar de Montes Burgos é uma questão muito visível, os trabalhadores queixam-se que os funcionários não são suficientes para o número de utentes.
"Falta pessoal, nomeadamente no Lar Montes Burgos, onde 120 utentes da totalidade têm uma unidade com 38 idosos completamente dependentes e existem turnos com duas funcionárias por turno, completamente incomportável, como se pode imaginar.”, disse o assessor da direção do STFPSN.
Jorge Araújo contou que está pendente o pagamento das atualizações salariais do ano passado, bem como de subsídios de refeição. Segundo o sindicato são mais de 200 os trabalhadores afetados.
Já em comunicado, o STFPSN fala em greve convocada como forma de protesto e luta contra a gritante falta de pessoal nas respostas sociais.