Os novos radares de velocidade entraram, esta sexta-feira, em funcionamento nas estradas nacionais. A partir de agora, será controlada também a velocidade média do veículo entre dois locais.
Para além dos 12 de velocidade média, entram em funcionamento no início deste mês de setembro outros 25 radares de velocidade. No total 37 novos radares nas estradas portuguesas.
Para o presidente da Associação de Cidadãos Auto-mobilizados, Manuel João Ramos, isto “não é propriamente uma febre de radares, tendo em conta que Portugal, na Europa, é o país com menos radares em estrada”.
“Em França, Espanha e Itália há milhares de radares, nós nem sequer os 300 que foram anunciados na estratégia de segurança rodoviária temos”, relembrando que “não estamos propriamente com uma pandemia de radares à costas”.
A proposta para os radares de velocidade média aconteceu em 2001, quando o então secretário de Estado da Administração Interna Rui Pereira “acolheu a proposta e incluiu-a na revisão do Código da Estrada”.
Radares de velocidade média: porquê só agora?
Algo a notar, é que apenas “21 ou 22 anos depois, a proposta foi implementada, portanto vale a pena perguntar, o que é que andamos a fazer com uma medida do código da estrada durante 21 anos”, questionou.
Para Manuel João Ramos acaba por “ser importante e interessante [implementar os radares de velocidade média] porque como o presidente da ANSR disse: a ideia não é salvar vidas e reduzir a velocidade. Porque a velocidade é a principal razão de sinistralidade do país”.