País

Novo Patriarca de Lisboa saúda vítimas "de todo o tipo de abusos"

Na cerimónia da tomada de posse, que decorreu este sábado em Lisboa, Rui Valério transmitiu uma mensagem de solidariedade para com as vítimas.

Novo Patriarca de Lisboa saúda vítimas "de todo o tipo de abusos"
Manuel de Almeida

O novo patriarca de Lisboa, Rui Valério, saudou este sábado as vítimas "de todo o tipo de abusos", a quem transmitiu solidariedade ao discursar na cerimónia da sua posse.

"Convosco carregarei o fundo do vosso sofrimento", disse o prelado, que discursava após tomar posse hoje na Sé Patriarcal de Lisboa, perante o Cabido da Sé, ou colégio dos consultores.

Loading...

Padre há mais de 30 anos, Rui Valério, revelou que acompanhou duas pessoas que foram vítimas de familiares e destacou a situação de uma jovem que ainda hoje apresenta dificuldades de concentração, até mesmo numa conversa comum.

Questionado sobre a formação dos sacerdotes a este respeito, respondeu que já existe. "Existe desde o princípio", referiu, citando palavras do Evangelho, atribuídas a Jesus: "Deixai vir a mim as criancinhas porque delas é o reino de Deus".

"Nós aprendemos e somos formados para proporcionar a todas as pessoas vulneráveis o reino de Deus, não um reino de terror", sublinhou.

"Acredito na cura integral, envolvendo todos os aspetos possíveis", acrescentou, prometendo dar à igreja de Lisboa o que sempre deu como padre: presença e proximidade.

"Vou ser um bispo da estrada, um bispo da rua. Um bispo junto das pessoas. É nessa ótica que vou alinhar a minha direção", declarou.

Manuel de Almeida

O Vaticano anunciou, em 10 de agosto, a nomeação do bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança como novo patriarca de Lisboa.

Rui Valério, que trabalhou durante vários anos como padre no Patriarcado, sucede a Manuel Clemente, que pediu a resignação por limite de idade.

O novo patriarca tem 58 anos e é natural de Urqueira, no concelho de Ourém. Foi ordenado padre em 1991, em Fátima. Torna-se agora o 18.º patriarca de Lisboa.

Pertencente aos Missionários Monfortinos, foi o primeiro padre português daquela congregação a ser ordenado bispo.

Manuel Clemente, que esteve à frente do Patriarcado de Lisboa nos últimos 10 anos, completou 75 anos no dia 16 de julho, idade prevista para a apresentação da renúncia ao lugar de titular da diocese.