País

INE: Mais mortes, mais nascimentos e também mais casamentos

Os dados do INE revelam um aumento da mortalidade no mês de agosto, comparativamente com o mês de julho. Houve também um crescimento do número de nascimentos em cerca de 5,2% no mês de julho.

Loading...

As estatísticas vitais, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística, mostram um aumento do número de mortes no mês passado, relativamente a julho. Também a taxa de natalidade registou um aumento em julho, comparativamente ao mês anterior.

Mortalidade

Relativamente à mortalidade, foram registados 9493 óbitos, mais 766 do que em julho. Estes dados refletem um aumento de 8,8% na taxa de mortalidade, em apenas um mês.

Em agosto o número de óbitos devido à covid-19 subiu para 226, sendo estes mais 86 do que em julho. Ainda assim, quando comparados com agosto do ano passado, houve uma ligeira redução de 10 mortes.

Natalidade

Em relação à natalidade, em julho nasceram 7318 crianças, ou seja, são mais 365 recém-nascidos que em junho, equivalendo a um aumento de 5,2% na taxa de natalidade.

No entanto, verificou-se um decréscimo de 0,3% nesta métrica, comparativamente ao ano passado

O número de nascimentos continua bastante inferior ao número de óbitos, sendo que nos primeiros sete meses do ano o valor acumulado desse saldo natural foi de 20.534.

Casamentos

Em relação à nupcialidade, em julho celebraram-se 4577 casamentos, mais 749 que no mês anterior, ou seja, representando um aumento de quase 20%.

Também na globalidade dos primeiros sete meses do ano houve um crescimento do número de matrimónios em relação ao ano passado, em cerca de 3%. Nesse período foram celebrados quase 20 mil casamentos.