Os casos de cancro em pessoas com menos de 50 anos estão a aumentar. A comunidade científica tentar acelerar a investigação, como se percebe pelo encontro de jovens investigadores em oncologia, que decorre no Porto.
Ter uma alimentação saudável, fazer exercício físico ao ar livre e deixar de fumar são alguns dos conselhos de quem investiga na área da oncologia. Isto porque há boas e más notícias: uma das positivas é que no futuro haverá formas de cancro que provavelmente irão desaparecer, como o cancro do colo do útero e que hoje os tumores são tratados de uma forma mais personalizada.
Por outro lado, nos últimos 30 anos registou-se um aumento de 80% nos casos em pessoas com menos de 50 anos. Este dado pode ser explicado, segundo Rui Medeiros da Liga Portuguesa Contra o Cancro, pelo avanço da tecnologia que permite uma deteção precoce mais eficaz.
Evento atribui prémios, mas não só
Nesta quinta edição do Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Oncologia haverá prémios a ser atribuídos, mas há muito mais do que euros a ganhar.
Alexandra Teixeira, investigadora da área, explica que este evento serve também para os jovens investigadores “terem noção daquilo que está a ser feito” a nível nacional no âmbito da investigação oncológica.
Neste encontro foram apresentados e discutidos mais de 80 trabalhos de jovens investigadores.