País

"Dinheiro Miúdo para os Miúdos": escola de Oeiras pretende formar funcionários para salvar vidas

O projeto da SIC Esperança tem como prioridade apoiar o ensino básico e vários voluntários em todo o país vão dar possibilidade dos portugueses contribuírem para o desenvolvimento das escolas primários do ensino público.

Loading...

Em pleno arranque de um novo ano letivos, muitas escolas enfrentam dificuldades materiais e nesses momentos em que a solidariedade é ainda mais importante, como mostra o projeto "Dinheiro Miúdo para os Miúdos", uma iniciativa da SIC Esperança.

O pontapé de saída é já nos próximos dias, se encontrar um voluntário com um distintivo da SIC Esperança pode ajudar as escolas a ultrapassar dificuldades.

Na escola EB1 Cesário Verde, em Oeiras, o plano é formar funcionários e professores a salvar vidas.

"Com este apoio vamos comprar um equipamento DAE, vamos ter seis técnicos formados e certificados por um período de cinco anos. Ao fim destes cinco anos vamos ter a renovação desta formação e vamos ter a manutenção garantida deste equipamento nos próximos cinco anos", explica Rita Mil Homens

Reduzir o tempo de perda de oxidação dos tecidos, nomeadamente a nível cerebral, reduz incapacidades e mortalidade, quando acontece uma paragem cardiorrespiratória.

"Já vivemos uma experiência dessas, tivemos de prestar primeiros socorros a uma criança e efetivamente temos noção que o acidente e a doença súbita acontece e queremos ter as pessoas e os meios para prestar da melhor forma os primeiros socorros", sublinha.

Todas as escolas do ensino básico podem concorrer, até fim de outubro, apresentando projetos que sejam essenciais. A SIC Esperança está, também, a aceitar voluntários para a recolha de fundos por todo o país.