País

Eurodreams: a nova lotaria europeia a pensar nos jovens

Será a maior lotaria europeia desde a criação do Euromilhões, há quase 20 anos, e os prémios serão divididos em valores mensais. O lançamento está previsto para o dia 6 de novembro.

Eurodreams: a nova lotaria europeia a pensar nos jovens
Isabel Pavia

Portugal e pelo menos mais oito países europeus vão lançar uma nova lotaria, o Eurodreams. A aprovação do Governo deverá acontecer esta quinta-feira, durante o Conselho de Ministros.

É um novo jogo de apostas simples, destinado a um público mais jovem, e será a maior lotaria europeia desde o lançamento do Euromilhões, há quase 20 anos.

Segundo o Governo, esta nova lotaria funcionará como forma de combater a oferta ilegal deste tipo de sorteios e irá diversificar e atualizar a oferta de jogo.

Os sorteios vão acontecer duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, nos mesmos países onde se joga o Euromilhões. O Eurodreams é destinado a jogadores que preferem ganhar prémios de lotaria do tipo anuidade, uma vez que os prémios vão ser pagos em prestações mensais, ao longo de vários anos.

Ainda não foram reveladas informações sobre os valores dos prémios, mas é possível que o jackpot seja no valor de milhares de euros.

O jogo está previsto ser lançado no dia 6 de novembro. Caso seja aprovado, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, Portugal vai a tempo do primeiro sorteio e, assim sendo, é possível que os bilhetes possam ser postos à venda já em outubro.

O jornal Público, que teve acesso ao diploma do Governo, adianta que o Eurodreams será explorado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e, à semelhança do que acontece com outros jogos, o Estado arrecada 20% dos prémios em imposto de selo. Dois por cento das receitas serão destinadas à Santa Casa, mas o objetivo não é fazer face às dificuldades financeiras da instituição.