País

Ricardo Salgado sujeito a perícia neurológica para verificar diagnóstico de Alzheimer

A defesa do antigo presidente do BES tinha solicitado que só depois da perícia neurológica se desse início ao julgamento, mas a pretensão foi negada por se considerar que só seria relevante em caso de condenação.

Loading...

Ricardo Salgado foi, esta quinta-feira, sujeito a uma perícia neurológica para verificar o diagnóstico de Alzheimer. O pedido, várias vezes feito pela defesa, foi autorizado pelo tribunal no âmbito do processo EDP. Há dois anos que os advogados pretendem provar que o ex-banqueiro é incapaz de se defender.

Ricardo Salgado chegou a Coimbra, acompanhado pela mulher, para realizar a perícia neurológica, agendada pelo Instituto Nacional de Medicina Legal no âmbito do processo EDP.

A defesa do ex-banqueiro já tinha exigido o procedimento para confirmar o diagnóstico de Alzheimer, mas só tinha sido autorizado em março, pelo tribunal de Cascais num processo cível.

Por seis vezes esteve agendado, mas por seis vezes o ex-banqueiro não compareceu. Na primeira semana de setembro, a validação da perícia foi feita pelo Juízo Central Criminal de Lisboa e agendada para esta quinta-feira, num processo criminal.

A defesa do antigo presidente do BES tinha solicitado também que só depois da perícia neurológica se desse início ao julgamento, mas a pretensão foi negada por se considerar que só seria relevante em caso de condenação.

Salgado começa a ser julgado no início de outubro

Salgado começa a ser julgado no dia 3 de outubro por corrupção, branqueamento e fraude fiscal no processo que envolve também o ex-ministro da Economia, Manuel Pinho.

Há já dois anos que os advogados tentam provar que o ex-banqueiro é incapaz de se defender. Agora, deverá ser preciso esperar menos de um mês pelo relatório, que servirá para uma confirmação independente da doença de Ricardo Salgado.

Esta será a prova a usar no processo EDP ou, não se sabe ainda, se em todos os casos em que salgado é arguido.