País

Vários tribunais encerrados em Viseu devido à greve dos funcionários judiciais

O Governo já prometeu ao sindicato que vai ser apresentado o estatuto profissional, mas a greve dos funcionários judiciais vai continuar.

Loading...

A greve dos funcionários judiciais voltou, esta quinta-feira, a obrigar ao cancelamento de centenas de atos judicias. Na comarca de Viseu encerraram 12 dos 18 tribunais.

Alda Pais, oficial de justiça, à porta do Tribunal de Viseu já não luta por ela, é sobretudo para os que agora cegam à carreira de funcionário judicial e não tenham de passar pelo que passou.

"Desde 1996 estive sempre na mesma categoria porque quando concorria para fora da comarca não colocavam as pessoas nas vagas que existiam. Entretanto abriram concurso o ano passado, a mim já não ia resultar financeiramente porque daqui a quatro ou cinco anos vou-me reformar", conta Alda Pais

O Governo já prometeu ao sindicato que na próxima segunda-feira vai ser apresentado o estatuto profissional, mas em Viseu já só acredita quando vir.

"Na maior parte das secções está tudo encerrado, já foram adiados julgamentos (...) isto tudo porque há uma grande desmotivação e um gande descrédito junto dos oficiais de justiça com as constantes promessas que a tutela nos tem feito" sublinha Luís Barros, do sindicato dos funcionários judiciais

A greve dos funcionários judiciais vai continuar por todo o país e com as mesmas consequências dos últimos meses: centenas de atos processuais cancelados.