Foi um dos momentos da noite. De surpresa, Ruy de Carvalho foi homenageado nos Globos de Ouro, da SIC. O momento juntou várias gerações em palco.
O prémio Mérito e Excelência foi atribuído a Filipe la Féria, que deixou um pedido ao presidente da Câmara de Lisboa: “Por favor, Carlos Moedas! Não deixe destruir.. .basta de hotéis, basta!”.
Ainda na área da representação, João Reis protagonizou um dos discursos mais fortes da noite ao vencer na categoria de melhor peça de teatro.
Nas palavras do ator "as pessoas estão a viver muito mal. Isto está a ser insustentável. E aquilo que os governos vão gastar em comprimidos, em consultas, em revolta, em radicalismo, em intolerância vai-lhes sair muito mais caro do que criar condições para as pessoas viverem com dignidade".
O mesmo tom, teve A Garota Não.
Habituada a cantar o inconformismo, foi também essa a mensagem que levou ao palco do Coliseu de Lisboa, através de um poema onde escreveu que "vivemos o tempo da kombutcha, do coatching, das soft skills e da gratidão. Saibamos agradecer aos bancos os juros que nos cobram na habitação".
Os momentos musicais foram da autoria de James Arthur, dos Táxi e dos Amália Hoje.