País

Direção Executiva do SNS está há 1 ano sem regulamentação aprovada

Um ano depois de ser criada, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde continua sem estatutos aprovados. Quer isto dizer que não tem meios para resolver os problemas no SNS. Fontes do Ministério da Saúde, ouvidas pela SIC, temem que Fernando Araújo se demita.

Loading...
Junho chegou a ser a meta, mas agora já ninguém se compromete com prazos. Um ano depois de ser criada, a Direção Executiva do SNS continua a funcionar sem regulamentação aprovada.
À SIC, o Ministério da Saúde responde que "a aprovação dos estatutos está dependente da formulação final da legislação que aprova a criação das novas Unidades Locais de Saúde", e acrescentam que a Direção Executiva "está em plena atividade, com os poderes que lhe são conferidos pelo Estatuto do SNS e pelo diploma que a instituiu", mas o retrato nos corredores do Ministério é bem diferente.
À SIC, fontes do Ministério da Saúde reconhecem que há uma "frustração enorme", porque a Direção Executiva "tem a responsabilidade, mas não tem equipa, nem instrumentos para resolver os problemas do SNS".
Isto acontece, precisamente, porque estão a trabalhar sem regulamentação. Como exemplo, as fontes ouvidas pela SIC contam que Fernando Araújo, Diretor Executivo do SNS, não tem sequer motorista para viajar pelo país.
As mesmas fontes, descrevem uma equipa "completamente exausta", que "dá a cara no espaço mediático", ao mesmo tempo que serve de escudo ao Ministro da Saúde.
"Estão a fritar em lume brando", desabafa uma das fontes ouvidas pela SIC. A gravidade da situação é tal, que no Ministério da Saúde há quem tema que Fernando Araújo se demita do cargo por não ter instrumentos elementares para o exercer. O poder político "tem razões para estar preocupado", resumem fontes ouvidas pela SIC.