País

"Preciso de a ter de volta": o pedido desesperado da mãe de luso-israelita desaparecida

A SIC falou em exclusivo com a mãe de uma das luso-israelitas desaparecidas no conflito entre Israel e a Palestina, que lançou apelos ao Governo português e às Nações Unidas.

Loading...

Tali Atias é mãe de Dorin, uma das luso-israelitas desaparecidas durante o conflito em Israel, após os ataques do Hamas no fim de semana. Em declarações à SIC, pediu ajuda ao Governo português e às Nações Unidas.

“Urgentemente, urgentemente. São mulheres, talvez sejam violadas. Não sabemos nada. Estão lá crianças, soldados, homens...Não temos qualquer informação”, afirma.

Emocionada, Tali Atias contou que a filha é “uma excelente miúda”, “a pessoa mais bondosa do mundo”, lembrando que é jovem e que “tem toda a vida pela frente”.

“Estamos todos destroçados. Sinceramente, preciso de a ter de volta. Por favor. Por favor, ajudem-nos”, disse entre lágrimas.

O grupo islâmico Hamas lançou no sábado um ataque surpresa contra o território israelita, sob o nome de operação "Tempestade al-Aqsa", com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.

Em resposta ao ataque surpresa, Israel bombardeou a partir do ar várias instalações do Hamas na Faixa de Gaza, numa operação que batizou como "Espadas de Ferro". O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou que Israel está "em guerra" com o Hamas.