Fernando Araújo pode estar em vias de abandonar a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde. O homem que o Governo contratou para salvar o SNS está há mais de um ano à espera que o Governo aprove as regras de funcionamento. Esta hipótese foi confirmado à SIC por uma fonte do Ministério da Saúde.
Bater com a porta pode ser a reação de Fernando Araújo se os estatutos da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde não forem, entretanto, aprovados.
É que, sem eles, não tem meios que lhe permitam resolver os problemas do setor, uma situação que o comentador da SIC, Marques Mendes, considera ofensiva.
A estrutura, criada em outubro de 2022 ,continua, assim, sem regulamentação aprovada, mas instada pela SIC, a tutela disse que “a aprovação final está dependente do diploma que cria as Unidades Locais de Saúde”, acrescentando que a Direção Executiva está em plena atividade e com poderes para exercer funções".
Para o Bloco de Esquerda e para o PCP essa não é a questão primordial. O Bastonário da Ordem dos Médicos afina quase pelo mesmo diapasão.
A situação estará a limitar a capacidade de ação da Direção executiva de Fernando Araújo e nos corredores do Ministério já se teme uma demissão.