País

Ataque a hospital em Gaza: "Há um plano da responsabilização" que "não afasta o nosso pensamento das vítimas"

O Presidente da República voltou a comentar o conflito vivido em Israel e na Faixa de Gaza, que já fez milhares de mortos, durante uma visita à Bélgica, numa altura em que o país também foi palco de um ataque terrorista.

Loading...

O Presidente da República reagiu ao ataque a um hospital, na Faixa de Gaza, que resultou na morte de cerca de 500 pessoas, sublinhando que, num primeiro plano, esta “é uma realidade que verdadeiramente nos choca” por se tratar de civis, mesmo que depois haja “várias versões e vários pontos de vista”.

“Há um segundo plano, que é o plano da responsabilização. Saber quem é que foi responsável por aquilo que aconteceu”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa, esta quarta-feira, depois de se encontrar com jovens portugueses que vivem na Bélgica, onde cumpre uma visita de Estado e onde há dias ocorreu um atentado terrorista.

O chefe de Estado português sublinhou depois que “a segunda parte não afasta a primeira, que é o nosso primeiro pensamento e que vai para as vítimas”.

Sem querer posicionar-se sobre se agora era o momento de haver um cessar-fogo entre Israel e o Hamas, Marcelo Rebelo de Sousa alertou que “este é o momento de fazer tudo para que verdadeiramente haja futuro numa situação e numa região que tem sofrido muito ao longo do tempo”.