País

Ataque com tinta contra ministros fortemente criticado

Medina foi atingido com tinta verde por uma ativista climática, que gritava “sem futuro não há paz”, durante uma aula aberta sobre a proposta do Orçamento do Estado para 2024 na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Ataque com tinta contra ministros fortemente criticado
ANTONIO COTRIM

O Presidente da República disse, nesta sexta-feira, que as iniciativas dos ativistas pelo clima são “pouco eficazes”. Marcelo Rebelo de Sousa considera que os políticos, em Portugal, estão preocupados e a dar passos para acabar com a crise climática.

“Eu sou um defensor da liberdade. Acho é que este tipo de iniciativas, se o objetivo é atacar ou criticar a política ambiental portuguesa, é muito pouco efetivo e pouco eficaz", referiu Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado considera que “a repetição retira o efeito surpresa”, referindo-se às manifestações anteriores.

Loading...

PS condena ataque com tinta a Medina

O PS considerou também “pouco edificante”, posição transmitida pelo secretário-geral adjunto do PS, João Torres, em declarações aos jornalistas, no final da uma reunião de autarcas socialistas europeus, na sede nacional do seu partido.

"Não dispondo de informação pormenorizada, digo que todas as formas de mobilizar os cidadãos para uma transição verde, que seja simultaneamente justa, são seguramente bem-vindas. Mas há atos que não são os mais edificantes e que acabam por ter um efeito diferente daquele que é pretendido por quem os pratica", disse.

João Torres reforçou que "há formas mais mobilizadoras e mais edificantes de mobilizar a sociedade para a causa climática".

Loading...

Esta não é a primeira vez que um governante é atingido por tinta verde, já que o ministro do Ambiente e Ação Climática também foi alvo dos ativistas do grupo Climáximo.

Na quarta-feira, os ativistas ambientais colaram-se a um avião que ia fazer a ligação entre Lisboa e Porto, no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.