O que fazer em caso de emergência pode parecer simples para um adulto, mas as crianças podem não ter ainda essas ferramentas. Foi com esta premissa que uma escola em Viseu decidiu aceitar uma iniciativa dos encarregados de educação, para a criação de um curso de primeiros socorros para crianças do primeiro ciclo.
Os alunos do segundo ano desta escola em Viseu tocaram os livros por uma aula prática e os professores foram os bombeiros voluntários, porque a matéria a abordar são os primeiros socorros.
“Temos de explicar de uma forma, que não estamos a falar com adultos, mas estamos a falar com crianças que têm um podes de encaixa muito superior ao de um adulto” explicou um dos elementos dos Bombeiros Voluntários de Viseu, Nuno Filipe Costa.
Nesta ação de formação as crianças aprendem como agir num cenário de emergência.
“Levarmos aqui a efeito com os nossos alunos esta ação de sensibilização para primeiros socorros. E claro, aproveitamos as sinergias da comunidade e, muito mais, vindas da parte das famílias”, afirma a coordenadora da Escola Mestre Arnaldo Malho, Arlete Pinto.