Apesar do primeiro-ministro e do ministro das Finanças insistirem na boa intenção da medida, que consta na proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), mais provável é que esta venha a ser alterada, pelos deputados do próprio Partido Socialista.
Da oposição, já se esperavam críticas às opções de um OE2024 que a maioria socialista aprova sozinha. No entanto, até o PS começa a fica desconfortável com a medida em relação ao Imposto Único de Circulação (IUC).
Na bancada dos socialistas, alguns não escondem alguns que o agravamento do IUC para veículos com mais de 16 anos é uma ideia que não devia lá estar.
“Se vai recuar ou não, não sei. Os sinais dizem que vai pelo menos haver alterações na Assembleia da República. Este regime vai ser provavelmente alterado. Agora, que está a criar descontentamento, divisão e desconforto, mesmo na bancada do PS, isto é obvio”, disse Luís Marques Mendes, este domingo, no Jornal da Noite.
PSD quer eliminar proposta, PS pondera alterar
O PSD, principal partido da oposição, apressou-se a dizer que o aumento do IUC é uma injustiça, avançando que teria uma proposta para acabar com a medida. Luís Montenegro não deu detalhes.
O vice-presidente da bancada, Hugo Carneiro, disse que será para eliminar a norma que prevê a subida. E afirmou também esperar que o PS acompanhe a proposta dos sociais-democratas.
Para o Partido Socialista, o que está em causa não será uma eliminação da medida, mas uma forma de suavizar o aumento.
O ministro das Finanças diz que os carros mais recentes pagam mais imposto do que os anteriores a 2007, que são mais poluentes, e que isso é que é uma situação injusta.
“Ambiente como desculpa para criar impostos”
Fernando Medina defendeu um aumento ponderado e bem limitado que será no máximo 25 euros por ano, dois euros por mês. Mas, nem com estes argumentos, é capaz de convencer da boa intenção.
"Usar o ambiente como desculpa para criar mais impostos, que depois penaliza os mais pobres, não pode ser o caminho", afirmou a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua.
Todas as taxas de IUC aumentam de acordo com a inflação na proposta de Orçamento para 2024.