O rio Lima galgou as margens, esta quinta-feira, devido à chuva forte que atingiu a cidade de Ponte de Lima, em Viana do Castelo. Três carros foram apanhados pela água, ficando dois deles submersos. Os bombeiros têm em curso uma operação para retirar os veículos do rio.
“A água começou a subir a partir das 08:00, com muita velocidade”, explica à SIC Notícias, Carlos Lima, comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima. “Tivemos três carros dentro de água, entre eles estes dois que estavam submersos.”
A operação de retirada dos veículos é delicada, uma vez que nas margens do rio existem muros, que estão também submersos. Os serviços municipais da Proteção Civil disponibilizaram uma grua para a operação.
Não é a primeira vez que as águas cobrem esta zona arenosa, mas, segundo Carlos Lima, este é um dos episódios mais graves.
“Este local não é um parque de estacionamento, é um areal que faz parte da zona inundável do rio Lima. As pessoas usam muito este espaço para estacionamento, contudo não é estacionamento.”
O distrito de Viana de Castelo esteve, esta quinta-feira, sob aviso vermelho. A chuva ainda continua a cair a Proteção Civil aconselha a população a ficar em casa, evitando saídas desnecessárias. Caso tenha de conduzir, as recomendações são para optar por uma condução defensiva.