As urgências de obstetrícia e ginecologia reabriram esta manhã nos hospitais de Aveiro e Santa Maria da Feira, mas apenas temporariamente. Esta noite, voltam a fechar por falta de médicos, tal como acontece em Braga e Leiria, onde o encerramento se prolonga por todo o fim de semana.
Os utentes têm que entrar no ritmo para conseguir acertar o passo com o constante abre e fecha das urgências neste fim de semana. Em Aveiro e Santa Maria da Feira, os blocos de partos e urgências de obstetrícia e ginecologia fecharam no sábado e reabriram de manhã, mas voltam a fechar este domingo à noite.
Com a recusa dos médicos a mais horas extraordinárias, a capacidade de reposta do hospital fica limitada e apenas é garantida a assistência às doentes já internadas.
Em Braga, o encerramento prolonga-se por todo o fim de semana e o mesmo acontece no Hospital de Leiria onde, além da obstetrícia e ginecologia, este domingo também não há resposta de urgência para a pediatria e a cardiologia.
Alternativas obrigam a grandes desvios
Sem solução mais próxima, o desvio de doentes faz-se para Coimbra, onde ainda assim a manhã revelou um cenário tranquilo nas urgências. Mais a norte as grávidas estão a ser encaminhadas para Viana do Castelo, Guimarães, Famalicão e Vila Nova de Gaia.