País

Operação Influencer: chefe de gabinete de Costa está "calmo e confiante", garante advogado

Tiago Rodrigues Bastos, advogado de Vítor Escária, não comenta o caso que abalou a política portuguesa porque isso “seria uma subversão das regras e um desrespeito para com o tribunal”, garante.

Loading...

A SIC sabe que, nas buscas da agora conhecida como Operação Influencer, foram apreendidos cerca de 76.000 euros, em dinheiro vivo, no gabinete de Vítor Escária, em São Bento. Em declarações aos jornalistas, o advogado do chefe de gabinete de António Costa recusa comentar pormenores sobre o caso, mas diz que o cliente está “calmo e confiante”.

Tiago Rodrigues Bastos, advogado de Vítor Escária, não comenta o caso que abalou a política portuguesa porque isso “seria uma subversão das regras e um desrespeito para com o tribunal”, garante. Nesse sentido, deixa a certeza de que irá prestar esclarecimentos somente no tribunal e não em “praça pública”.

Em relação ao chefe de gabinete do ainda primeiro-ministro - um dos cinco detidos no âmbito da operação que investiga negócios do lítio e do hidrogénio - , o advogado revela que o mesmo está “tranquilo, calmo e confiante”.

A SIC apurou que na passada terça-feira vários elementos da PSP e procuradores do Ministério Público encontraram 75.800 euros no gabinete de Vítor Escária.

Os envolvidos no caso

Diogo Lacerda Machado (empresário e amigo próximo de Costa), Nuno Mascarenhas (autarca de Sines), Afonso Salema e Rui Oliveira Neves (estes últimos executivos da empresa Start Campus) são outros dos detidos do processo que levou à demissão de António Costa, que é alvo de uma investigação autónoma por parte do Supremo Tribunal de Justiça. Já o ministro das Infraestruturas, João Galamba, foi constituído arguido.