País

Afinal, quem pediu a reunião entre a Procuradora-Geral da República e Marcelo?

António Costa continua sem dizer quem pediu a reunião entre a Procuradora-Geral da República e Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente da República está agora em silêncio depois de ter dado a entender que o pedido partiu do primeiro-ministro.

Loading...

O primeiro-ministro e o Presidente da República estão num confronto cada vez mais aberto e crispado. António Costa já deu explicações por duas vezes, mas continua sem dizer se foi dele que partiu o pedido para que a Procuradora-Geral da República fosse a Belém. O primeiro-ministro garante apenas que nunca falou publicamente sobre isso.

O conselheiro de Estado, António Lobo Xavier, confirmou que foi António Costa a pedir a Marcelo Rebelo de Sousa para ouvir a Procuradora-Geral da República. O primeiro-ministro não demorou a responder:

"Não me ocorre ter tido nenhuma conversa pública com o Dr. Lobo Xavier. Lembro-me de ter falado com o Dr. Lobo Xavier em privado ou em órgãos onde ambos participamos e onde o dever de confidencialidade impera sobre todos", retorquiu.

Depois do Presidente da República, António Lobo Xavier vem testemunhar que o primeiro-ministro fez o pedido à mesa do Conselho de Estado.

Por sua vez, Marcelo Rebelo de Sousa está há cinco dias em silêncio.