País

Cerca de 80% dos funcionários judiciais com sinais de esgotamento

Os funcionários judiciais continuam indignados coma a falta de resposta do Governo. Um relatório diz agora que são os profissionais com maior índice de esgotamento, sobretudo, por causa dos baixos salários.

Loading...

Os funcionários judiciais são os profissionais com maiores índices de esgotamento, em Portugal. O Relatório do Observatório para as Condições de Vida e Trabalho, apresentado esta terça-feira, coloca os baixos salários como uma das principais razões.

A radiografia ao setor mostra ainda que a gestão contribui para o estado de degradação dos profissionais e, segundo os investigadores, até se assemelha à de uma fábrica.

Nos últimos 10 anos, o setor perdeu quase 50% dos seus funcionários. Os dados do Observatório para as Condições de Vida e Trabalho mostram ainda uma taxa de 40% de aposentação nos próximos anos.

Para o Sindicato dos Funcionários Judiciais, é clara a necessidade de tornar atrativa a profissão para reter e captar talento.

A carreira de funcionários judicial é uma das mais envelhecidas da função pública. O ambiente nos tribunais e a isenção de horário são outras das preocupações que afetam os mais de 7 mil funcionários do setor em Portugal.